Ele é leve, refrescante, saboroso, saudável, além de ser uma preparação simples e muito fácil de fazer.
Se não acredita, me acompanhe aqui! Você vai se surpreender!
Ceviche faz parte da culinária dos povos andinos há mais de dois mil anos e é facilmente encontrado em alguns países da América do Sul, principalmente no Peru.
Lá é possível encontrar ceviche de peixe em qualquer lugar, desde barraquinhas nas ruas, como em centenas de cevicherias (casas especializadas nessa iguaria), restaurantes e lanchonetes.
Já estive no Peru e confesso que me esbaldei (sem culpa nenhuma!) e comi ceviche todos os dias. Afinal, é uma das minhas receitas prediletas!
=> Ceviche faz parte da história gastronômica daquela região como o delicioso pão de queijo faz parte da cultura da minha terrinha de Minas!
Claro que existe aquela receita original e típica dos povos andinos. Mas o ceviche se popularizou tanto pelo mundo, que é possível encontra-lo em diversas versões.
=> A receita original é preparada com peixe cru marinado num caldo feito a partir de suco de limão (chamado de “leite de tigre”), temperado com pimenta, cebola roxa e coentro.
Tal como em vários lugares, eu também resolvi dar alguns toques autorais nessa versão para trazer algo diferenciado para você.
Se não quiser chamar de ceviche, não tem problema. Podemos chamar de ?peixe marinado da Vivo Leve?.
ATENÇÃO! A principal regra dessa receita original precisa ser respeitada. Ou seja, sempre utilize um peixe fresco! Nada de peixe congelado!
Posso dizer que respeitei essa regra com tanta seriedade como nunca tinha conseguido antes. Sabe porquê?
Porque essa receita de hoje foi preparada quando estive em São Miguel do Gostoso nesse verão. O peixe que eu utilizei tinha sido pescado naquele dia. Mais fresco impossível!
São Miguel do Gostoso é uma praia linda do Rio Grande do Norte. Ela fica bem na esquina do Brasil! Sabe aquela pontinha lá em cima no mapa, que faz uma curva para a esquerda? É lá!
Vamos à receita?
Assista o vídeo com a preparação do ceviche de peixe e logo abaixo você verá a lista dos ingredientes.
Rendimento: 2 pessoas
ATENÇÃO! Manga é uma fruta com um teor maior de carboidrato e deve ser evitada por quem deseja perder peso dentro da estratégia da Low Carb.
Mas lembrando que Low Carb não é NO Carb. Tudo vai depender da sua alimentação durante o dia.
Se você não consumir manga, basta não adicioná-la à receita.
Misture todos os ingredientes numa tigela e deixe marinando por 10 minutos dentro da geladeira. Sirva em seguida.
DICA: Na receita do vídeo, eu utilizei o filé de robalo. Entretanto, você poderá utilizar outros peixes para preparar o seu ceviche, como a tilápia, salmão, badejo, dourado, entre outros.
Aproveite esse verão para preparar esse ceviche delicioso para você! E não se esqueça de me marcar no Instagram da Vivo Leve. Vou adorar te ver por lá!
Alimentos na Dieta Low Carb! Você sabe quais podem ser consumidos e quais devem ser…
Você já ouviu falar em KEFIR? Já imaginou quais são os seus benefícios para a…
Quiabo grelhado ou abóbora assada? Se for perguntar para mim, confesso que vai ser difícil…
Você fica em dúvida sobre como escolher frutas, legumes e verduras quando vai na feira?…
Está sem inspiração para preparar a sua própria comida? Que tal 17 ideias de refeições…
Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim. Não ficaram de babar? Ahhhh…