Intestino preso é um desconforto muito mais comum do que se imagina. Entretanto, não é por ser comum que deva ser considerado normal. Pelo contrário!
Ter um intestino saudável e funcionando de maneira eficiente traz muitos benefícios, não só físicos, mas também mentais e neuronais.
O intestino é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, considerado por muitos como nosso segundo cérebro. É um grande aliado que, se bem cuidado e tratado, poderá amenizar ou mesmo eliminar muitos problemas, inclusive, influenciar o processo de emagrecimento.
=> Intestino é vida! É saúde! É bem-estar! Vamos cuidar bem dele?
Não basta o seu intestino funcionar todos os dias. É necessário ter qualidade e eficiência nesse funcionamento. Para se certificar disso, você deverá observar dois pontos principais:
>>> Formato, consistência e odor das fezes.
O formato das suas fezes irá dizer muito sobre a sua saúde! Imagine uma banana. É assim que as fezes precisam ser: inteiras, compridas e bem lisas.
Deformações/malformações nas fezes são indicativos de que sua saúde requer cuidados.
>>> Frequência com que você vai ao banheiro.
A frequência com que se vai ao banheiro é algo bem individual. Não importa o número de evacuações.
Se a pessoa é saudável e for ao banheiro uma vez ao dia, mas com qualidade, isso já será suficiente. O fundamental é eliminar um volume proporcional à quantidade de alimentos ingeridos.
E você, já foi ao banheiro hoje?
Os fatores mais comuns que podem levar a uma prisão de ventre são:
O funcionamento do intestino é algo bem individual e pode variar de acordo com o sexo e a idade.
No caso das mulheres, elas apresentam maior incidência de prisão de ventre. Isso pode estar relacionado, em parte, às alterações hormonais próprias do sexo feminino.
Contudo, para elas, a prisão de ventre vai muito além da questão hormonal.
O constrangimento de falar sobre o assunto ou de ir ao banheiro fora de casa são apontados como os principais causadores de desconfortos e problemas intestinais.
Esse tabu é uma questão cultural. As pessoas, de forma geral, não se sentem à vontade para falar sobre fezes, consideram o ato de evacuar feio e acham deselegante soltar gases.
=> Não precisamos ter vergonha! Ir ao banheiro é um ato natural do nosso corpo e fundamental para a nossa saúde e bem-estar.
O funcionamento inadequado do intestino pode provocar diversos tipos de desconfortos, desde os mais simples até doenças graves.
Os mais comuns são: gases, inchaço, distensão abdominal, azia, refluxo, cólicas, intestino preso e diarreia.
As alterações mais graves e de maior incidência podem ser apontadas como a síndrome do intestino irritável, a disbiose e a diverticulite.
Para ajudar o seu intestino a funcionar bem, procure sempre consumir alimentos mais naturais.
Não é necessário buscar outras alternativas, pois a natureza já proporciona tudo o que você e seu corpo precisam, como:
1) Aumente gradativamente a ingestão de água.
=> Você sabia que o consumo de alimentos ricos em fibras sem uma boa ingestão de água pode dificultar o funcionamento do seu intestino e também causar prisão de ventre? A combinação da fibra com a água é essencial para a formação de um bolo fecal volumoso e macio, estimulando o movimento contínuo do intestino para melhor eliminação dos resíduos.
2) Procure um médico ou um nutricionista para investigar a causa do funcionamento inadequado do seu intestino.
3) Melhore a mastigação. A digestão dos alimentos começa na boca.
4) Consuma porções variadas de legumes, frutas e verduras diariamente. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais. São comida de verdade!
5) Tanto na diarreia, quanto na constipação (intestino preso), evite o consumo de leite, glúten e derivados. A intolerância à lactose, a alergia à proteína do leite e a sensibilidade ao glúten não celíaca são alterações comuns em pessoas com comprometimento da mucosa intestinal.
6) Inclua uma atividade física em sua rotina. Ela é capaz de fazer uma revolução no funcionamento do seu intestino e em sua saúde como um todo.
=> Assista a LIVE sobre atividade física realizada com o treinador Felipe Piacesi. CLIQUE AQUI!
7) Reforce o exército de bactérias do bem no seu intestino! Consuma probióticos diariamente, como o Kefir.
8) Evite o consumo de produtos industrializados, processados e refinados. Geralmente, são de baixa qualidade nutricional e grandes causadores do intestino preso.
9) Faça um detox de emoções e sentimentos. Seja positivo. Escolha olhar a vida pelo lado bom!
=> Aproveite para saber as minhas 20 dicas para viver mais leve e com significado. CLIQUE AQUI!
Se quiser ainda mais inspiração e motivação para se soltar das amarras, assista as seguintes LIVES:
10) Não tenha vergonha de ir ao banheiro! Evacuar é um ato natural do nosso corpo.
=> ATENÇÃO NO USO DE REMÉDIO PARA SOLTAR O INTESTINO!
Cuidado com o uso de laxantes artificiais, pois eles podem causar dependência, agredir as mucosas do seu intestino e agravar o quadro de prisão de ventre. Não tome remédios por conta própria.
A sua indicação é para casos específicos. Devem ser prescritos por um profissional da área médica ou nutricional, com o devido acompanhamento do seu uso.
O site da Vivo Leve está recheado de receitas deliciosas elaboradas com alimentos de verdade!
Algumas delas, por conterem um teor maior de fibras em relação às outras, podem ajudar ainda mais o funcionamento do seu intestino. Confira aqui abaixo:
O conteúdo deste site é fornecido apenas para fins de educação e informação e não substitui a consulta a um médico, nutricionista ou outro profissional da área para aconselhamento, diagnóstico e tratamento. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas em substituição ao aconselhamento profissional e nem como base para autodiagnóstico.
Alimentos na Dieta Low Carb! Você sabe quais podem ser consumidos e quais devem ser…
Você já ouviu falar em KEFIR? Já imaginou quais são os seus benefícios para a…
Quiabo grelhado ou abóbora assada? Se for perguntar para mim, confesso que vai ser difícil…
Você fica em dúvida sobre como escolher frutas, legumes e verduras quando vai na feira?…
Está sem inspiração para preparar a sua própria comida? Que tal 17 ideias de refeições…
Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim. Não ficaram de babar? Ahhhh…