Dieta e Saúde

11 dicas valiosas sobre como eu comecei a correr e nunca mais parei!

Você precisa de motivação para começar a correr?

Você tem vontade de correr, mas não sabe como iniciar um treino de corrida?

Ou simplesmente acha que não consegue correr?

Venha comigo: vou lhe dar tantas dicas valiosas de como começar a correr que você até perderá o fôlego!

Para começar a se sentir motivado, dê uma olhada na lista de benefícios. Correr:

  • Faz bem para a saúde;
  • Deixa o corpo em forma;
  • Retarda o envelhecimento.

Eu sempre tive vontade de correr, mas nunca criava coragem para começar um treino de corrida, pois em momento algum achei que estivesse preparada para uma atividade física de tanta intensidade.

Sempre senti uma verdadeira admiração pelas pessoas que corriam, pelo seu esforço, pela superação e achava que aquilo não era para qualquer um, muito menos para mim.

Eu estava completamente enganada! Eu posso e você também pode correr. Qualquer um pode, basta se preparar e começar.

Claro que existem pessoas com limitações físicas e de saúde que não podem realizar este tipo de atividade. Por isso, antes de iniciar qualquer treino de corrida, é indispensável que profissionais das áreas médica, nutricional e de educação física sejam consultados.

Hoje eu vou mostrar como é possível e fácil começar a correr (e não querer mais parar!). Vou falar sobre a minha própria experiência e dar todas as dicas para incentivar você a correr também.

Então, está preparada?

DICA #1: ALIMENTE-SE E HIDRATE-SE ADEQUADAMENTE

Alimentação é uma das principais dicas que tenho para você, pois a mudança na minha dieta foi fundamental para que eu pudesse começar a correr.

ALIMENTAÇÃO PRÉ E PÓS-TREINO

A sua alimentação precisa estar adequada ao tipo, intensidade e durabilidade da sua atividade física. Veja:

  • Antes do treino: consumir alimentos que são fontes de carboidrato e / ou gordura, garantindo energia e disposição para treinar;
  • Após o treino: consumir dois tipos de alimentos: fontes de carboidrato e / ou gordura para a reposição das energias gastas e fontes de proteína para a recuperação muscular.

Mas é bom ter cuidado com a quantidade e qualidade dos alimentos consumidos. Você pode estar ingerindo mais calorias do que o seu gasto calórico durante os exercícios.

>>> ATENÇÃO! O ideal é que você procure um profissional da área para um atendimento individualizado e para melhor adequação da sua alimentação às suas restrições, necessidades e objetivos.

CORRIDA EM JEJUM

É possível correr em jejum e ainda assim garantir os resultados esperados.

Já existem diversos estudos nesta área, mas essa prática requer um cuidado maior e o acompanhamento de um profissional das áreas médica e nutricional.

Portanto, antes de começar, procure orientações e aconselhamentos com um especialista.

=> Se quiser saber mais a respeito dessa prática milenar, acesse a série sensacional trazida pelo Dr. Marcelo Denaro sobre o assunto. CLIQUE AQUI!

HIDRATAÇÃO

Hidrate-se bem antes, durante e depois das atividades físicas. A desidratação é uma das principais causas de dores de cabeça após os treinos.

MINHA EXPERIÊNCIA

Já havia tentado muitas vezes, mas eu nunca tinha conseguido manter um treino de corrida. Frequentemente, sentia fortes dores nos pés e não conseguia ter condicionamento, nem energia para dar continuidade ao treino.

Com a adequação da minha alimentação, tudo mudou! Sob a orientação da minha nutricionista, passei a adotar uma dieta praticamente sem alimentos que contêm glúten.

Já na primeira semana, eu consegui finalizar a corrida com mais disposição e sem qualquer tipo de dor. E assim venho praticando há vários meses e em constante evolução.

DICA #2: FAÇA UMA AVALIAÇÃO MÉDICA E NUTRICIONAL ANTES DE COMEÇAR A CORRER

Cada pessoa possui um histórico de hábitos alimentares e de prática de exercícios físicos. Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de atividade, é indispensável fazer uma consulta e buscar orientações com profissionais das áreas médica, nutricional e de educação física.

O intuito das avaliações é garantir que a prática esportiva:

  • Seja um momento prazeroso, saudável e relaxante;
  • Esteja adequada para a sua condição física e mental;
  • Seja praticada dentro dos limites confortáveis e seguros para a sua saúde;
  • Possibilite atingir os seus objetivos de forma benéfica, prevenindo lesões e outros problemas que poderiam prejudicar a sua motivação.

DICA #3: PRESTE ATENÇÃO NA SUA RESPIRAÇÃO DURANTE A CORRIDA

Muitas vezes, não damos a devida importância para a respiração durante a prática de atividades físicas, já que respirar é algo que fazemos naturalmente. Entretanto, eu senti na pele o quanto ela é fundamental.

A respiração nasal é a forma mais correta de se respirar. Através do nariz, o ar é filtrado, aquecido e umedecido, evitando que impurezas cheguem ao organismo. Depois, é absorvido em quantidades suficientes para fornecer energia para uma pessoa executar as atividades básicas do seu dia a dia.

Entretanto, quando se trata de atividades físicas e, principalmente, de atividades aeróbicas de maior intensidade, tal como a corrida, o corpo exige muito mais da respiração. Ele precisa de mais ventilação e de um volume bem maior de ar e, muitas vezes, a respiração nasal não é capaz de suprir, sozinha, essa necessidade.

A dica, nesse caso, é tentar adequar a respiração, combinando a respiração pela boca, que possibilita uma entrada mais rápida e de maior fluxo de ar, com a respiração pelo nariz, que promove a absorção de ar de melhor qualidade.

MINHA EXPERIÊNCIA

Com o aumento do percurso e da intensidade dos meus treinos, passei a sentir dor de cabeça após as corridas.

Nesse tipo de situação, a dor de cabeça pode estar associada, principalmente, a:

  • Falta de oxigenação do cérebro;
  • Alimentação inadequada;
  • Dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça;
  • Desidratação pelo consumo insuficiente de água.

Primeiramente, melhorei a alimentação e a hidratação, mas as dores de cabeça persistiram. Foi aí que comecei a prestar maior atenção à minha respiração, seguindo as orientações da minha nutricionista, especialista em nutrição esportiva.

Percebi, então, que minha respiração era curta e que era realizada muito mais pela boca do que pelo nariz.

A partir do momento em que passei a controlar melhor a minha respiração, inspirando mais profundamente e combinando a absorção do ar pela boca e pelo nariz, nunca mais tive dores de cabeça após as corridas.

Portanto, fica mais uma dica valiosa para você!

DICA #4: MONTE UM TREINAMENTO E PROGRIDA GRADUALMENTE

Você conhece alguém que conseguiu andar de bicicleta na primeira tentativa? Portanto, não adianta achar que irá conseguir correr meia maratona logo no início, se você levou uma vida sedentária até agora.

Certamente será até possível correr uma maratona, mas isso requer treinamento e uma adaptação gradativa do corpo. Tudo a seu tempo e com paciência.

A evolução gradual é extremamente importante para você não ficar cansado em excesso e não colocar o seu corpo em risco de ser lesionado, o que poderia desmotivá-lo a continuar. Vá devagar para chegar depressa!

Veja aqui como se preparar:

  • Você pode escolher entre correr na esteira ou na rua. Inicie com caminhadas e vá aumentando o percurso e o ritmo de maneira gradativa. Posteriormente, intercale a caminhada com a corrida. Depois que estiver acostumado, comece a correr, variando os treinos, a intensidade e os percursos.
  • Alterne os dias de corrida. Não tente correr todos os dias, pois o seu corpo precisa descansar e se recuperar.
  • Prefira correr em locais mais planos para não acarretar sobrecarga ou lesões.
  • Preste atenção no seu corpo e ouça o que ele está lhe dizendo. Não exagere e não exija dele o que ele não consegue fazer.
  • Cada dia é totalmente diferente do outro. Haverá dias em que você conseguirá correr bem e com bastante energia, mas também outros em que você vai se sentir cansado mais rápido. É assim mesmo. Respeite o seu corpo!
  • Os primeiros 5 minutos de corrida são os mais difíceis. E nessa hora a respiração é essencial. Não desista! Depois que você conseguir ultrapassar esse momento, você pegará o ritmo e a corrida ficará bem mais fácil e prazerosa.

DICA #5: ESTABELEÇA METAS PARA SE MOTIVAR

Não há nada mais motivador e compensador do que conseguir alcançar, ou mesmo superar, as metas estabelecidas.

Por isso, trace metas de curto, médio e longo prazo. Elas precisam ser realistas, mensuráveis, desafiadoras e possuir um significado pessoal.

Os objetivos menores funcionarão como degraus para se atingir uma meta maior.

Você pode definir suas metas de várias formas: perda de percentual de gordura, maior tempo de corrida e distância percorrida, participação em corridas ou maratonas, entre outras.

Acompanhe o seu progresso. À medida que os objetivos forem sendo alcançados, estabeleça metas mais desafiadoras.

DICA #6: DEFINA SEU PERFIL DE CORRIDA: SOZINHO OU ACOMPANHADO?

 

Se você precisa de uma motivação, correr com amigos ou participar de corridas de rua poderão lhe ajudar. O contato com outras pessoas e a troca de experiências são excelentes motivadores.

Mas lembre-se que cada indivíduo tem suas particularidades. Devemos tomar cuidado para não nos deixar levar pelo rendimento do outro e acabar desrespeitando o limite do próprio corpo.

Se você prefere correr com outra pessoa, atente-se também para a respiração, pois a conversa durante a corrida pode prejudicar o seu rendimento e o seu condicionamento.

Eu prefiro correr sozinha. Gosto da independência de não ter horário, dia e nem local predefinidos.

Correr, para mim, é muito mais que praticar uma atividade física. É o momento em que eu sinto meu corpo, meu pensamento viaja, faço planos, tenho ideias (a propósito, a ideia deste post ocorreu durante um treino de corrida!). Estar sozinha durante a corrida é essencial para que eu possa aproveitar tudo isso.

DICA #7: TENHA PERSISTÊNCIA E DETERMINAÇÃO

A mudança de hábitos não é nada fácil, principalmente depois que ficamos sedentários por algum tempo. Tudo que vira hábito se torna natural. O importante é conseguir sair da inércia!

Tenha força de vontade e persistência para mudar e começar a correr. Não se deixe abater pela preguiça ou pelo famoso “amanhã eu corro, amanhã eu começo”. Comece hoje! Comece agora!

Para ficar motivado, não se esqueça: correr faz bem para o corpo e para a mente!

DICA #8: CORRA QUANDO ESTIVER COM A SAÚDE EM DIA

Para a prática de qualquer atividade física, é essencial estar bem disposto, pois o corpo precisará de muita energia durante o esforço.

Dormir bem, não consumir bebidas alcoólicas no dia anterior, estar com a saúde em dia (nem mesmo um resfriado, ok?) e estar sem dores e sem lesões são fundamentais para uma atividade prazerosa e sem riscos.

DICA #9: ESCUTE UMA MÚSICA

Você sabia que a música pode melhorar o seu desempenho em até 15% durante a prática de uma atividade física?

Estudos também mostram que a pessoa que corre ouvindo música diminui a sua percepção do esforço em cerca de 10%. Isso reduz as sensações de cansaço e permite percorra distâncias maiores.

Eu sempre opto por correr escutando músicas eletrônicas, as minhas preferidas para esse tipo de ocasião.

Se você tiver um MP3 Player, nunca esqueça de levá-lo e de turbiná-lo com as músicas que você goste de ouvir, que lhe deixem bem animado e com vontade de, literalmente, sair correndo por aí (no meu caso, é sair correndo e dançando por aí!).

A música faz milagres! É altamente motivacional! Ela dá e renova energia e levará você para muito mais longe do que imagina!

Eu já perdi as contas de quantas vezes me senti cansada durante a corrida quando, de repente, começava a tocar “aquela” música. Sentia-me reenergizada instantaneamente. Era surpreendente!

Portanto, aumente o som e comece a correr (a dançar, a cantar, a pular)!

DICA #10: PROTEJA-SE DO SOL

Se for correr durante o dia, proteja-se! Não se esqueça do protetor solar, dos óculos de sol e de um boné. Preferencialmente, corra em horários de sol mais brando.

Minha escolha ideal é correr pela manhã, bem cedo. Se por algum motivo eu me atrasar, prefiro deixar para o outro dia.

Sou bem branquinha e não gosto de ficar me expondo ao sol. Além disso, sinto que o sol suga minhas energias e a corrida acaba se transformando, de um momento divertido, em algo bastante desconfortável.

DICA #11: USE ROUPAS ADEQUADAS

Para correr, use sempre um tênis adequado e roupas mais leves e confortáveis.

Uma dica de ouro: você não precisa de um tênis caro para correr.

Hoje a grande preocupação dos corredores é saber qual o tênis mais adequado para prevenção de lesões. Nesse quesito, o amortecimento e o tipo de pisada são seus principais pontos de atenção.

Entretanto, já existem vários estudos desmistificando essa abordagem. Eles apontam para o fato de que a escolha do tênis de corrida precisa se basear, principalmente, no conforto que ele proporciona e não no seu preço. Quanto mais confortável o tênis, melhor!

E você, o que está esperando para começar o seu treino de corrida e conquistar uma vida leve e saudável?

*** O conteúdo deste site é fornecido apenas para fins de educação e informação e não substitui a consulta a um médico, nutricionista ou outro profissional da área para aconselhamento, diagnóstico e tratamento. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas em substituição ao aconselhamento profissional e nem como base para autodiagnóstico.

Published by
Janaína Marra

Recent Posts

  • Dieta e Saúde

Alimentos na Dieta Low Carb: quais podem ser consumidos e quais devem ser evitados!

Alimentos na Dieta Low Carb! Você sabe quais podem ser consumidos e quais devem ser…

1 ano ago
  • Dieta e Saúde

Guia prático sobre KEFIR – Saiba tudo sobre esse poderoso probiótico na entrevista com o especialista Dr. Leonardo Fonseca

Você já ouviu falar em KEFIR? Já imaginou quais são os seus benefícios para a…

1 ano ago
  • Low Carb

Quiabo grelhado ou abóbora assada: qual você prefere?

Quiabo grelhado ou abóbora assada? Se for perguntar para mim, confesso que vai ser difícil…

1 ano ago
  • Saúde e Bem-Estar

Guia: como escolher frutas, legumes e verduras na feira

Você fica em dúvida sobre como escolher frutas, legumes e verduras quando vai na feira?…

2 anos ago
  • Low Carb

17 ideias de refeições rápidas e saudáveis para inspirar você a preparar a sua própria comida!

Está sem inspiração para preparar a sua própria comida? Que tal 17 ideias de refeições…

2 anos ago
  • Doces

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim – É dos deuses!

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim. Não ficaram de babar? Ahhhh…

2 anos ago