Saúde e Bem-Estar

Feiras orgânicas, agroecológicas e de produtores locais em BH – Do campo à mesa

Quer colocar mais saúde no seu prato? Que tal conhecer as feiras de alimentos orgânicos, agroecológicos e de produtores locais em Belo Horizonte?

Nelas você irá encontrar alimentos fresquinhos, nutritivos e saudáveis, produzidos com dedicação e carinho pelos próprios feirantes e suas famílias. É uma excelente oportunidade para conhecer a história de vida dos produtores e saber de onde vem o seu alimento.

Meu objetivo aqui é incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis, apoiar a agricultura familiar, o pequeno produtor local e estimular a reconexão do campo com a cidade, ao buscar uma aproximação entre quem produz e quem consome os alimentos.

Afinal, como nos ensina Michael Pollan, “aperte a mão que o alimenta”!

A boa notícia é que cada vez mais feiras de produtores locais estão surgindo em BH! É um ótimo indicativo de que as pessoas estão mais atentas à saúde, à procedência daquilo que consomem e ao meio ambiente.

Isso é motivo de alegria para todos nós: os produtores terão mais lugares para expor seus produtos e nós teremos mais escolhas ou possibilidades de levar alimentos com qualidade e com melhor custo-benefício para casa.

Se você não sabe onde encontrar essas feiras na capital mineira, venha que eu vou te mostrar!

Andei bastante pela cidade para conhecer algumas delas pessoalmente. Conversei com os feirantes, fiz amizades, fui recebida com carinho por vários deles e cheguei a visitar duas produções de alimentos orgânicos: Projeto Vista Alegre (veja em CSA) e Cogumelos Do Caminhante.

Seguindo o conceito Farm to Table (Do campo à mesa), eu apresento agora um novo guia de feiras saudáveis da capital!

Vamos conferir então quais são as feiras? (clique no item para ir direto ao local)

  1. Feiras de Orgânicos (Prefeitura de BH)
  2. Feiras Direto da Roça (Prefeitura de BH)
  3. Feira de Agricultura Familiar e Urbana da Cidade Administrativa
  4. Feira Terra Viva
  5. Projeto Aproxima
  6. Feira Fresca
  7. CSA ? Comunidade que Sustenta a Agricultura
  8. Agriminas

NOTA: As Feiras Livres não foram incluídas neste artigo, pois os alimentos ali comercializados nem sempre são de produção própria dos feirantes.

Se você souber de alguma outra feira que acontece em BH com as mesmas propostas das listadas neste artigo, deixe um comentário para mim! Vou adorar ir lá conhecer!

1. FEIRAS ORGÂNICAS

São apenas 5 produtores cadastrados junto à Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de processo licitatório, que dividem entre si as Feiras Orgânicas em alguns bairros da capital:

  1. Carlos Eduardo, conhecido como Gaúcho;
  2. Casal Eduardo e Cláudia, da Viver Bem Orgânicos;
  3. Fazenda Vista Alegre (Lucas e Marcone);
  4. Mônica e Gerney;
  5. Família da Jane e Ivan.

Todos possuem certificado de Produção Orgânica. Se não estiver afixado em local visível na barraca, peça aos feirantes. Eles terão o maior prazer em mostrar! Esse certificado garante ao consumidor a aquisição de um produto mais seguro, de qualidade, livre de adubos químicos e agrotóxicos e cultivado com consciência sustentável e ecológica.

Nas Feiras Orgânicas, você encontrará verduras, frutas, legumes, ovos, temperos, cereais e até mudas para fazer uma horta em casa, dentre outras coisas.

Fui conhecer pessoalmente todas elas! Veja aqui um pouquinho da história de cada feirante e saiba onde eles expõem seus produtos.

Optei por informar as feiras seguindo a ordem dos dias da semana e separando-as por bairros. Assim, você poderá se organizar melhor e escolher quais irá visitar.

=> NOTA: Em virtude de eventual alteração da localização das feiras, recomendo sempre conferir o site da Prefeitura de BH, para confirmar os dias de funcionamento e os endereços.

SEGUNDA-FEIRA

Não acontece nenhuma feira de orgânicos na cidade de produtores cadastrados junto à Prefeitura de BH.

TERÇA-FEIRA – De 7h às 12h

 >>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO ANCHIETA

Endereço: Rua Grajaú com Av. Francisco Deslandes.

A barraca pertence ao simpático Carlos Eduardo, mais conhecido como Gaúcho. Quando ele começa a falar, você logo percebe o sotaque!

Em 1994, ele foi transferido do Rio Grande do Sul para BH. Era analista de sistemas da Caixa Econômica Federal. Em 2000, resolveu largar tudo para entrar no ramo da agricultura orgânica. Já de início conseguiu a certificação e hoje é o presidente da ASPROEMG – Associação dos Produtores Orgânicos do Estado de Minas Gerais.

Sua barraca, além de vários alimentos, é recheada das denominadas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)! Lá você encontra alguns tesouros: beldroega, azedinha, bertalha, caruru e até nirá, uma planta de origem chinesa utilizada como tempero.

A variedade é grande e tudo é produzido no sítio do Gaúcho, localizado na cidade de Matozinhos.

 >>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO BELVEDERE

Endereço:  Av. Paulo Camilo Pena, 400.

Há duas barracas de orgânicos no bairro, uma ao lado da outra: a que pertence ao casal Jane e José Estevão (mais conhecido como Ivan) e a do Projeto Vista Alegre.

Jane e Ivan: o casal começou na agricultura orgânica por causa de um problema de saúde da filha mais velha. O médico suspeitou dos agrotóxicos contidos nos alimentos e, como tratamento, receitou que fossem consumidos apenas orgânicos.

Diante da dificuldade em encontrar esses alimentos na época, a própria família decidiu produzi-los. Foi aí que descobriram a oportunidade de trabalhar no ramo de horta orgânica.

Estão na feira do Belvedere desde que ela começou, em 2001, mesmo período em que conseguiram a certificação de orgânicos.

A variedade de alimentos é menor, mas tudo que você encontra na banca é produzido pelo casal.

Projeto Vista Alegre: é uma propriedade que funcionou como refúgio da família Castro Alves de Souza durante quase 30 anos. Em 2012, um dos filhos, Lucas, engenheiro agrônomo, aliou-se ao Marcone, agricultor de orgânicos há mais de 20 anos, e iniciaram a produção na fazenda.

A barraca possui boa variedade de alimentos, sendo a maioria cultivada na própria fazenda. Lá você encontra temperos, geleias, compotas, os cogumelos Do Caminhante (o produtor Roney aparece sempre na Feira Terra Viva, na Aproxima e na Feira Fresca), bem como molho de tomate, milho de pipoca, arroz, mel, entre outros, tudo com certificação de orgânico.

A Vista Alegre trabalha com delivery, através de compras diretas em seu site, e também participa da Feira Terra Viva, Feira do Bem, Aproxima e CSA ? Comunidade que Sustenta a Agricultura (veja mais informações abaixo).

Instagram: @projetovistaalegre

>>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO SÃO BENTO

Endereço: Barragem Santa Lúcia, ao lado da Praça República do Líbano.

A barraca pertence ao querido casal Eduardo e Cláudia, da Viver Bem Orgânicos. Como eles mesmo dizem, Eduardo nasceu e cresceu no meio da terra. O trabalho no campo vem passando de geração para geração.

Por toda a vida, Eduardo cultivou e cuidou do solo seguindo os padrões da agricultura orgânica. Entretanto, menino criado no interior, demorou até descobrir que se tratava de um novo modelo de agricultura, muito valorizado no mercado. Foi atrás disso e já faz 14 anos que ele tem a certificação.

A barraca possui grande variedade de alimentos. Lá você encontra muda de ervas, fubá, urucum, tempero, açafrão, pimenta, ovo e, inclusive, os cogumelos Do Caminhante. Quase tudo vem do sítio localizado em Capim Branco. Apenas algumas frutas são trazidas de São Paulo.

Instagram: @viverbemorganicos

>>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO SAVASSI

Endereço: Rua Cláudio Manoel, entre Av. Getúlio Vargas e Av. Afonso Pena.

São duas barracas de orgânicos que dividem o espaço na Savassi, uma ao lado da outra: a da Mônica e seu marido Gerney e a da família da Jane e Ivan (que possuem uma banca no Belvedere no mesmo dia).

A Mônica é bem conhecida no ramo, pois foi uma das pioneiras da agricultura orgânica na capital. De família de agricultores, ela e o marido são engenheiros agrônomos e atuam no mercado há mais de 22 anos. Têm a certificação há 16 anos.

A banca possui uma grande variedade de produtos, principalmente de frutas, sendo a maioria de produção de terceiros, vinda de São Paulo. Mas também são encontrados alimentos produzidos pelo casal.

QUARTA-FEIRA – De 7h às 12h

>>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO LUXEMBURGO

Endereço: Av. Guaicuí, esquina com Rua Felipe Drummond.

A barraca que funciona no Luxemburgo pertence à Vista Alegre. São eles também que estão na feira que acontece às terças, no bairro Belvedere (veja acima).

QUINTA-FEIRA

Não acontece nenhuma feira de orgânicos na cidade de produtores cadastrados junto à Prefeitura de BH.

SEXTA-FEIRA – De 7h às 12h

Toda sexta, acontecem feirinhas de produtos orgânicos em 3 bairros:

>>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO ANCHIETA

É a barraca do Gaúcho, que pode ser encontrada no mesmo local às terças-feiras (veja acima).

>>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO BURITIS

Endereço: Av. Prof. Mario Werneck, esquina com Rua Aurélio de Miranda.

É a barraca que eu visito com mais regularidade, pois fica pertinho da minha casa!

Pertence ao casal Eduardo e Cláudia, os mesmos que fazem a feira no bairro São Bento toda terça (veja acima).

>>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO MANGABEIRAS

Endereço: Praça JK, na Av. dos Bandeirantes.

O espaço é divido pela banca da Mônica e da família da Jane e Ivan. Eles também estão juntos na Savassi às terças-feiras (veja acima).

SÁBADO – De 7h às 12h

>>> FEIRA ORGÂNICA – BAIRRO SÃO LUIZ

Endereço: Av. Alberto Dalva Simão com Av. Santa Rosa.

O local conta com duas bancas de orgânicos: uma da Mônica e outra da família da Jane e Ivan. Ambos já expõem juntos na Savassi (toda terça) e no Mangabeiras (toda sexta).

DOMINGO

Não acontece nenhuma feira de orgânicos na cidade de produtores cadastrados junto à Prefeitura de BH.

2. FEIRAS DIRETO DA ROÇA

Essas feiras participam do programa da Prefeitura que objetiva garantir a compra da produção de pequenos e médios produtores da região metropolitana de BH.

Ao facilitar o acesso e criar a oportunidade de comercialização sem intermediários, os preços oferecidos pelos produtores são menores que aqueles cobrados pelos sacolões e supermercados.

Os preços são, inclusive, tabelados pela Prefeitura. Os feirantes não trabalham com cartão de crédito e só recebem pagamento em dinheiro.

Apesar do site da Prefeitura mencionar que os alimentos do programa Direto da Roça são produzidos através de técnicas ecologicamente sustentáveis, não há garantias de ausência de utilização de adubos, fertilizantes químicos, agrotóxicos ou sementes transgênicas, uma vez que não se exige certificação dos feirantes, nem mesmo a certificação SAT ? Sem Agrotóxico.

Nas feiras que visitei, alguns feirantes me informaram que não fazem compostagem e utilizam sementes comuns (incluindo transgênicas). Outro me disse claramente que utiliza adubo e fertilizante químico e alguns mencionaram que a utilização de agrotóxicos pode ocorrer, mas apenas quando realmente necessária. Ficou evidente que certos feirantes têm um cuidado maior com a terra, com a saúde e qualidade dos alimentos do que outros.

Geralmente, os feirantes abrem as portas da sua plantação para você visitar. Portanto, se quer garantias de como o seu alimento é cultivado, converse com eles e vá conhecer a horta! É uma oportunidade incrível para estreitar os laços e criar uma relação de confiança!

A grande vantagem dessas feiras é que você compra seus produtos diretamente do produtor e com melhor custo-benefício.

São, ao todo, 21 feiras espalhadas por 5 regiões de Belo Horizonte: Centro-Sul, Oeste, Noroeste, Barreiro e Leste. Escolhi uma feira em cada região para ir lá conferir!

=> NOTA: Acesse o site da Prefeitura para encontrar uma feira Direto da Roça perto de você!

DIRETO DA ROÇA – REGIÃO CENTRO-SUL

Fui conhecer a barraca do Ascendido, que funciona toda segunda-feira, de 7h às 14h.

Ela fica localizada na Av. Bandeirantes, 800, no bairro Mangabeiras.

O Ascendido possui mais de 25 anos de experiência no trato com a terra e está nesse endereço há 8 anos. Sua esposa e irmãs o auxiliam na separação, embalagem e atendimento aos clientes.

Sua horta encontra-se na cidade de Brumadinho.

DIRETO DA ROÇA – REGIÃO OESTE

Pertinho da minha casa, no bairro Buritis, fica a banca da querida e simpática família do Gutierrez.

O Gutierrez começou sua vida agrícola como meeiro, há 14 anos. Seus produtos eram enviados para o CEASA.

Há 6 anos, ele resolveu seguir carreira solo e alugou um terreno em Brumadinho. Nesse novo espaço, ele consegue produzir uma maior variedade de alimentos e, desde então, está com sua barraca na Av. Mário Werneck (em frente ao nº 1175), toda quarta-feira, de 7h às 12h.

DIRETO DA ROÇA – NOROESTE

Na região noroeste da capital, fui na famosa barraca da Gescy, localizada na Praça Sagrado Coração de Jesus, em frente à Igreja do Padre Eustáquio.

Gescy é uma senhora extremamente simpática. Está no ramo há mais de 50 anos e colocou toda a família para ajudá-la. Só nesse endereço, ela se encontra faz mais de 21 anos.

O local é amplo e extremamente agradável. A diversidade de produtos é enorme. Dá para voltar com a sacola cheia de lá!

Você poderá visitar a feira às terças, quintas e sábados, de 7h às 14h.

A filha da Gescy, Valéria, comanda uma das feiras que acontece na região do Barreiro.

DIRETO DA ROÇA – BARREIRO

Acabei não visitando outra feira na região do Barreiro, pois a Valéria, filha da simpática Gescy (feirante da região Noroeste), possui uma barraca lá.

Ela funciona nos mesmos dias da banca da mãe, ou seja, às terças, quintas e sábados, de 7h às 14h. Os produtos comercializados também são parecidos, já que são cultivados num único terreno.

A feira fica na Av. Afonso Vaz de Melo, 1489, no bairro Ademar Maldonado.

DIRETO DA ROÇA – LESTE

Fui conhecer uma barraca que funciona no bairro Horto, na Av. Silviano Brandão com Rua Capitão Bragança.

A feira acontece todos os dias da semana e a Marli já está nesse endereço há 30 anos!

Conversando com ela, descobri que é sobrinha da Gescy (região Noroeste) e madrinha da Valéria (região do Barreiro). É a família inteira no comando das feiras Direto da Roça na cidade.

A produção é de responsabilidade de seu filho, Alexandre. Os alimentos são cultivados em 3 propriedades, na região de Mário Campos, e atendem não só a barraca da Marli, mas também vários outros estabelecimentos em Belo Horizonte, como o Hotel Ouro Minas, as redes de supermercados EPA e Super Luna, os restaurantes A Granel, entre outros.

3. FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E URBANA DA CIDADE ADMINISTRATIVA

A feira já existe há três anos na Cidade Administrativa. Ela é coordenada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), em parceria com a EMATER, com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e com a Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM).

Toda sexta, de 11h às 15h, cerca de 11 empreendimentos familiares expõem seus produtos no subsolo do Prédio Gerais. Se você não for funcionário, precisará passar pela portaria para pegar o seu crachá de visitante e ter acesso à feira.

O movimento atende, praticamente, o pessoal que trabalha na própria Cidade Administrativa.

Apesar de estar localizada em uma região afastada do centro de BH, a visita já vale para conhecer o exuberante projeto arquitetônico do local, concebido por ninguém menos do que o arquiteto Oscar Niemeyer. É um cartão postal da cidade! Simplesmente fantástico!

Na feira, você encontra alimentos orgânicos certificados, alimentos agroecológicos e biodinâmicos em fase de avaliação e certificação, alimentos de horta comunitária, plantas medicinais e também empreendimentos agroindustriais familiares, como a produção de queijos e iogurtes de leite de cabra, muçarela de búfala, trutas, entre outros.

O Sítio Juranda, que produz amoras e framboesas na cidade de Campestre, no sul de Minas, também está por lá. Por sorte minha, a visita aconteceu em plena época de colheita das framboesas. Pude degustá-las bem fresquinhas e extremamente saborosas! Você encontrará as frutinhas vermelhas do Sítio Juranda também na feira Aproxima e na Agriminas.

 

4. FEIRA TERRA VIVA

A Feira Terra Viva surgiu em 2006, por iniciativa de três consumidores que buscavam fornecedores de alimentos saudáveis para seu próprio consumo.

Em 2007, ela tomou forma de feira e hoje já conta com mais de 20 produtores diretos, todos selecionados com base em sua filosofia de economia solidária.

A economia solidária possui como valores a solidariedade, a democracia, a cooperação, a preservação ambiental e os direitos humanos, fortalecendo as relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores.

Um estabelecimento fundamentado na economia solidária funciona através da autogestão, sistema em que todos cooperam e participam das decisões em igualdade de condições. Os produtos comercializados devem ser locais, artesanais, saudáveis e sustentáveis, não sendo permitidos produtos transgênicos.

Na Feira Terra Viva você encontra alimentos orgânicos e agroecológicos produzidos em assentamentos, por agricultura familiar e em hortas urbanas; produtos veganos, vegetarianos, sem glúten, sem lactose; produtos de limpeza e cuidados pessoais.

Instagram: @feiraterraviva

5. PROJETO APROXIMA

Projeto Aproxima é uma feira gastronômica itinerante, que tem como idealizador Eduardo Maya, uma grande referência em Belo Horizonte nessa área. Ele foi um dos criadores do festival Comida di Buteco.

A feira foi lançada em meados de 2014, tendo como objetivo principal valorizar e consolidar a gastronomia mineira, reunindo, num único lugar, pequenos produtores, chefs de cozinha e o público da capital.

E, assim, faz jus ao seu nome: aproxima e estabelece uma relação mais íntima e direta entre os produtores e os consumidores, valorizando e resgatando as tradições mineiras e os produtos locais.

Apesar dessa feira ter uma proposta bem gastronômica, achei interessante citá-la aqui neste artigo, pois ali você encontrará várias barraquinhas de pequenos produtores mineiros expondo e vendendo seus produtos.

A diversidade é enorme! São alimentos orgânicos, queijos, cafés, mel, cogumelos, azeites, vinhos mineiros, produtos da fazenda, artesanato e muitos outros.

Ela acontece todo primeiro sábado do mês, cada dia num ponto diferente. Acompanhe o Projeto Aproxima nas redes sociais para saber o local da próxima feira.

Instagram: @projetoaproxima

6. FEIRA FRESCA

(Crédito das fotos da Feira Fresca para Luiza Bongir)

Lançada em abril de 2016 na capital mineira, tem como idealizadora a Izadora Delforge.

A ideia partiu de uma necessidade pessoal e tem como objetivo estimular o consumo consciente, com prioridade para alimentos feitos localmente, com o mínimo impacto ambiental, tanto no processo produtivo, quanto no transporte até o consumidor.

Nesta feira você encontra alimentos orgânicos, agroecológicos e artesanais de qualidade, vindos de pequenos produtores locais. São mais de 20 feirantes expondo o que sabem fazer de melhor.

(Crédito das fotos da Feira Fresca para Luiza Bongir)

Instagram: @feirafresca

7. CSA – COMUNIDADE QUE SUSTENTA A AGRICULTURA

Outra forma de comprar alimentos frescos, saudáveis e de qualidade, sabendo quem e onde são produzidos, é participando de uma CSA ? Comunidade que Sustenta a Agricultura.

A CSA traz um novo modelo de relacionamento entre quem produz e quem consome os alimentos. É uma atuação conjunta e solidária, em que os consumidores apoiam financeiramente o pequeno agricultor, pagando uma mensalidade e compartilhando com ele os riscos e os benefícios da produção.

(Dia de visita na Vista Alegre – Crédito da foto para CSA Nossa Horta)

Em contrapartida, os consumidores, chamados de coprodutores, recebem, semanalmente, cestas dos produtos agroecológicos cultivados e têm a oportunidade de participar da vida dos agricultores e de sua família, visitar a horta, conhecer suas dificuldades e desafios e estabelecer uma relação mais próxima de amizade e confiança.

Em BH, existe a CSA Nossa Horta. Nela eu participei como coprodutora do grupo do Projeto Vista Alegre (já mencionado acima).

Tive o grande prazer de passar o dia na fazenda e conhecer de perto onde e como são produzidos os alimentos que chegam nas minhas cestas.

Instagram: @csanossahorta

8. AGRIMINAS

(Fonte: FETAEMG)

A Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (AGRIMINAS), promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), teve sua primeira edição em 2006. Desde então, acontece anualmente em Belo Horizonte, geralmente no mês de agosto.

É a maior feira de incentivo, promoção e valorização da agricultura familiar do Estado, reunindo centenas de pequenos produtores de todas as regiões de Minas.

É imperdível! Um verdadeiro espetáculo cultural que mostra a riqueza das nossas terras mineiras, trazendo uma enorme variedade de produtos, com preços atrativos.

Compartilhe com seus amigos! Vamos juntos espalhar uma vida mais saudável por aí!

Published by
Janaína Marra

Recent Posts

  • Dieta e Saúde

Alimentos na Dieta Low Carb: quais podem ser consumidos e quais devem ser evitados!

Alimentos na Dieta Low Carb! Você sabe quais podem ser consumidos e quais devem ser…

1 ano ago
  • Dieta e Saúde

Guia prático sobre KEFIR – Saiba tudo sobre esse poderoso probiótico na entrevista com o especialista Dr. Leonardo Fonseca

Você já ouviu falar em KEFIR? Já imaginou quais são os seus benefícios para a…

1 ano ago
  • Low Carb

Quiabo grelhado ou abóbora assada: qual você prefere?

Quiabo grelhado ou abóbora assada? Se for perguntar para mim, confesso que vai ser difícil…

1 ano ago
  • Saúde e Bem-Estar

Guia: como escolher frutas, legumes e verduras na feira

Você fica em dúvida sobre como escolher frutas, legumes e verduras quando vai na feira?…

2 anos ago
  • Low Carb

17 ideias de refeições rápidas e saudáveis para inspirar você a preparar a sua própria comida!

Está sem inspiração para preparar a sua própria comida? Que tal 17 ideias de refeições…

2 anos ago
  • Doces

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim – É dos deuses!

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim. Não ficaram de babar? Ahhhh…

2 anos ago