Mais uma seleção especial da Vivo Leve – 12 livros sobre SAÚDE, BEM-ESTAR e DIETA que vão quebrar os paradigmas de tudo o que você já leu ou escutou por aí.
No artigo anterior, eu compartilhei com você os livros de Desenvolvimento Pessoal e Autoconhecimento que estão contribuindo para o meu processo de redescoberta e de reestruturação interna e do meu projeto Vivo Leve.
=> Se ainda não conferiu, CLIQUE AQUI! A lista de livros está sensacional!
Aproveite para dar uma olhada também nas dicas supimpas que eu deixei lá para que você tenha um aproveitamento ainda melhor da leitura do conteúdo.
Afinal…
“Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.” (Charles W. Elliot)
Bom, vamos agora conferir a lista dos 12 livros sobre SAÚDE, BEM-ESTAR e DIETA que fazem parte da minha estante?
Aqui abaixo, você encontrará as fotos com os nomes dos livros, seus autores e os comentários encontrados nas capas.
>>> 1º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> POR QUE ENGORDAMOS – E o que fazer para evitar (AUTOR: Gary Taubes).
Comentário de capa:
“O que engorda não é a quantidade de comida, mas a qualidade.
Estamos vivendo uma epidemia de proporções mundiais: a obesidade.
No Brasil, quase metade da população já está acima do peso.
De acordo com as autoridades da área, cujas opiniões são repetidas pela mídia, a culpa é da comida em excesso e do comportamento sedentário, ou seja, ingerimos mais calorias do que gastamos.
Esse pensamento está tão enraizado na sociedade – e em nossas mentes – que parece impossível que esteja errado, e muita gente passa a vida sofrendo com o excesso de peso.
Para Gary Taubes, um dos mais prestigiados jornalistas científicos da atualidade, esse raciocínio faz com que muitas vezes as pessoas sejam acusadas de falta de força de vontade., quando na verdade tal receita para emagrecer não está dando certo simplesmente porque esses não são os fatores-chave do círculo vicioso da obesidade.
A razão de engordarmos estaria fundada em uma disfunção metabólica: comemos mais por estarmos engordando, e não o contrário.
Ao engordar, o corpo precisa de mais energia e produz mais insulina, o que nos dá aquela sensação de fome infinita.
A solução: eliminar da dieta os alimentos que causam um rápido aumento da insulina no corpo, como açúcar e carboidratos.
Alguns regimes para perder peso funcionam porque, ao fazer uma dieta de restrição calórica, acabamos cortando naturalmente alimentos à base de farinha branca, cerveja e doces.
O problema é que acabamos eliminando também gorduras e proteínas, e por isso passamos fome – o que acaba levando à interrupção da dieta e novamente ao ganho de peso.
A dieta com restrição de carboidratos e açúcar – e não a com restrição de gordura – seria a única capaz de saciar e de manter controlados os triglicerídeos e alto o chamado “colesterol bom”, dois fatores que têm relação direta com doenças cardíacas e vasculares.
Ou seja, aquilo que nos faz engordar também nos faz adoecer.
Para o autor, que nos explica passo a passo o funcionamento do nosso corpo, a sabedoria está em aceitar que os carboidratos – e não comida em excesso ou uma vida sedentária – engordam e que a ideia de “fazer dieta” para emagrecer deixa de ter sentido quando pensamos que a melhor opção para uma vida saudável é discutir maneiras de evitar grãos refinados, amidos e açúcares.
Quanto menos carboidratos consumirmos, mais magros seremos.”
>>> 2º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> GOOD CALORIES, BAD CALORIES – Fats, carbs and the controversial science of diet and health (AUTOR: Gary Taubes).
Esse livro é em inglês e não foi publicado no Brasil. Portanto, não existe sua versão em português.
Ele é do mesmo autor de “Por que engordamos” (livro anterior citado acima).
Na verdade, “Good Calories, bad calories” é um livro mais robusto e técnico que traz a mesma base conceitual daquele primeiro.
Entretanto, ele foi lançado antes e, na necessidade de espalhar o seu conteúdo para o público em geral, utilizando uma linguagem acessível e de mais fácil entendimento, Gary Taubes escreveu o livro “Por que engordamos”, que se tornou um best-seller no mundo.
>>> 3º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> GORDURA SEM MEDO – Por que a manteiga, a carne e o queijo devem fazer parte de uma dieta saudável (AUTOR: Nina Teicholz).
Comentário de capa:
“Uma salada de beterraba com vitamina de frutas é pior para sua silhueta e seu coração do que um prato de ovos fritos na manteiga.
Há décadas nos dizem que devemos cortar o consumo de gorduras e que, se não estamos nem mais saudáveis nem mais magros, é porque não estamos nos esforçando o suficiente.
Mas será que o problema não é a própria dieta de baixo teor de gordura?
Será que não são as comidas que evitamos a qualquer preço – queijos, ovos, bifes suculentos – que vão nos ajudar a reduzir os índices de obesidade, as doenças cardíacas e o diabetes?
Depois de uma longa investigação que durou nove anos, a jornalista Nina Teicholz revela o impensável: tudo o que nos disseram sobre a gordura era mentira.
Esta narrativa vibrante nos apresenta indícios decisivos que viram de ponta-cabeça, de uma vez por todas, as noções convencionais sobre a gordura na alimentação, permitindo-nos enfim trazer de volta esses alimentos deliciosos.”
DICA! Se você tem medo da gordura, te convido a ler a entrevista realizada com o Dr. José Neto para o site da Vivo Leve.
Ele, inclusive, inicia com uma narrativa bem objetiva sobre como surgiu o mito de que a gordura saturada faz mal para a saúde.
CLIQUE AQUI para acessar essa entrevista sensacional!
>>> 4º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> BARRIGA DE TRIGO – Livre-se do trigo, livre-se dos quilos a mais e descubra seu caminho de volta para a saúde (AUTOR: William Davis).
Comentário de capa:
“Desde a década de 1970, quando surgiram as primeiras dietas com restrição de gorduras, vem ocorrendo um fenômeno curioso: nunca os americanos ganharam tanto peso, estiveram menos saudáveis e mais propensos ao diabetes.
Depois de indicar uma alimentação sem trigo para mais de 2 mil de seus pacientes em situação de risco e observar resultados extraordinários, o cardiologista William Davis chegou à perturbadora conclusão de que não é a gordura nem o açúcar nem a vida sedentária que está causando a epidemia de obesidade nas sociedades modernas – é o trigo.
Em Barriga de Trigo, o médico mostra que o trigo já não é o substancial alimento que nossos antepassados moíam para seu pão de cada dia.
O trigo de hoje foi geneticamente modificado para garantir maior produtividade ao menor custo possível.
Consequentemente, esse cereal, que no passado era benéfico, foi transformado num ingrediente que, apesar de seus pouquíssimos nutrientes, de elevar a glicose mais depressa que o açúcar e de causar dependência, é onipresente, fazendo-nos andar numa montanha-russa de insaciedade, alimentação em excesso e fadiga.
O doutor Davis esclarece a ligação do trigo com o ganho de peso, com a gordura localizada e com uma série de problemas de saúde, desde o diabetes e a doença cardíaca até transtornos imunológicos e neurológicos, como a doença celíaca, a artrite reumatoide e a demência.
Em suma, ele apresenta sólidos argumentos para que se eliminem totalmente da alimentação os derivados do trigo, com estratégias para tornar essa transição a um só tempo simples e definitiva.
Tendo décadas de pesquisa clínica como base e corroborado por estudos de caso de pacientes que realmente transformaram sua vida depois de dar adeus ao trigo, Barriga de Trigo é um olhar revelador sobre um alimento familiar e uma orientação positiva para recuperar a saúde e perder para sempre os quilos a mais.”
>>> 5º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> A DIETA DA MENTE – A surpreendente verdade sobre o glúten e os carboidratos – Os assassinos silenciosos do seu cérebro (AUTOR: Dr. David Perlmutter).
Comentário de capa:
“Prepare-se para descobrir a verdade sobre os efeitos do trigo, do açúcar e dos carboidratos sobre o seu cérebro.
Em A Dieta da Mente, David Perlmutter apresenta uma descoberta que há muito tempo tem sido escondida pela literatura médica: os carboidratos podem destruir seu cérebro.
Até mesmo aqueles considerados “saudáveis”, como os grãos integrais, podem causar demência, déficit de atenção, epilepsia, ansiedade, enxaquecas, depressão, redução da libido e muito mais.
Inovador e oportuno, A Dieta da Mente mostra que o destino do seu cérebro não está na sua genética. Está naquilo que você come.
O marco de qualquer condição degenerativa, inclusive os transtornos cerebrais, são os processos inflamatórios, que podem ser desencadeados pelos carboidratos, sobretudo os que contêm glúten ou são ricos em açúcar.
David Perlmutter explica por que uma dieta rica em “gorduras boas” é ideal para o corpo e como estimular a regeneração neuronal em qualquer idade.
O revolucionário programa de quatro semanas proposto neste livro aponta o caminho para manter o cérebro saudável, vibrante e aguçado ? sem medicamentos.
Com recomendações fáceis de seguir, receitas deliciosas e metas semanais, o plano de ação de Perlmutter lhe ajudará a pôr em prática um novo estilo de vida.
Misturando pesquisa de ponta, histórias reais de transformação e conselhos práticos e acessíveis, A Dieta da Mente prova que você pode assumir o controle de seus genes, recuperar o bem-estar e manter a saúde e a vitalidade por toda a vida.”
>>> 6º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> O CÓDIGO DA OBESIDADE – Decifrando os segredos da prevenção e cura da obesidade (AUTOR: Jason Fung).
Comentário de capa:
“Médicos e nutricionistas convencionais afirmam que tudo o que você precisa fazer para perder peso é basicamente comer menos e praticar mais exercícios.
Entretanto, segundo as pesquisas do renomado endocrinologista Dr. Jason Fung, a obesidade é uma doença multifatorial causada principalmente por distúrbios hormonais.
O personagem principal deste livro é a insulina, um poderoso hormônio que regula nosso metabolismo.
Quando os níveis de insulina são muito altos por muito tempo, desenvolvemos “resistência à insulina”, provocando assim o aumento de gordura em nosso organismo.
Ao identificar os verdadeiros responsáveis pela obesidade, o Dr. Fung fornece aos leitores esperança e estratégias práticas baseadas na ciência e não na mitologia e nas crenças sem fundamento.
Para entender melhor quais são os passos que precisam ser seguidos para controlar o peso, é necessário antes saber como todos os fatores metabólicos se encaixam.
Por conseguinte, criar hábitos alimentares adequados para melhorar a saúde e ajudar na prevenção e no tratamento de doenças crônicas e degenerativas.
Este livro ajudará você a montar esse plano de ação, a fim de quebrar o ciclo de resistência à insulina e conseguir uma perda de peso sadia e duradoura.
O Código da Obesidade é uma leitura de fácil entendimento, bem-humorada, fascinante e esclarecedora para todos aqueles que desejam perder peso e ter uma ótima saúde ou simplesmente para quem quer saber o que há por trás das pandemias globais das chamadas doenças não transmissíveis: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, depressão, disfunções menstruais e mais recentemente, Mal de Alzheimer.”
>>> 7º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> THE COMPLETE GUIDE TO FASTING – Heal your body through intermittent, alternate-day, and extended fasting (AUTOR: Jason Fung).
Esse livro é em inglês e não foi publicado no Brasil. Portanto, não existe sua versão em português.
É o verdadeiro guia sobre jejum trazido pelo profissional de maior referência no assunto, Dr. Jason Fung, também autor do livro citado logo acima, O Código da Obesidade.
DICA! Se quiser ter uma boa base do que é mencionado nesse livro, veja a série sobre JEJUM INTERMITENTE trazida pelo Dr. Marcelo Denaro para o site da Vivo Leve. CLIQUE AQUI para acessá-la.
>>> 8º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> DETOX 21 DIAS – Um novo estilo de vida para você emagrecer, ser mais feliz e conquistar uma vida mais longa (AUTOR: Dr. Aseem Malhotra e Donal O´Neill).
Comentário de capa:
“Hoje em dia, encontramos facilmente conteúdo sobre nutrição e alimentação.
Somos ensinados a evitar gorduras saturadas, ao mesmo tempo em que nos estimulam a comprar alimentos processados com alto índice de açúcar e aprendemos que nossos problemas podem ser resolvidos gastando horas do dia na academia.
Porém, esses mitos criados nas últimas décadas parecem não estar surtindo efeito, já que nós nunca estivemos tão obesos – condição que aumenta os riscos de diabetes tipo 2, câncer, demência e ataques do coração.
Nada disso, porém, atinge uma pequena vila na Itália, chamada Pioppi. Lá, a vida é simples, longa e saudável – como sempre foi.
Neste livro, o cardiologista Dr. Aseem Malhotra, um expert mundial em obesidade e a principal liderança da Inglaterra no combate ao alto índice de consumo de açúcar, junto com o cinegrafista Donal O´Neill, combinam a sabedoria da longeva população de Pioppi com uma pesquisa extremamente atualizada sobre nutrição e medicina para desmistificar esse assunto.
Dessa junção entre Pioppi e pesquisa científica, os autores criaram um passo a passo para você transformar a sua vida em 21 dias.
Detox 21 Dias não é uma dieta ou um estilo de vida que exige dizer “não” para as coisas que você mais ama, nem requer horas na esteira.
Em apenas três semanas, Detox 21 Dias oferece um programa que irá ajudar você a atingir mudanças duradouras e definitivas na sua alimentação, no seu sono e no seu corpo.”
>>> 9º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> AÇÚCAR: CULPADO OU INOCENTE? Um relato fascinante sobre o nosso vício por doces e as consequências para a nossa saúde (AUTOR: Gary Taubes – mesmo autor dos primeiros dois livros dessa lista).
Comentário de capa:
“O açúcar no banco dos réus.
Todos sabemos que o açúcar faz mal à saúde: hoje isso não chega a ser novidade.
Gary Taubes – o aclamado jornalista científico, autor dos best-sellers Por que engordamos e Good Calories, Bad Calories ? faz aqui uma abordagem bastante original.
Taubes coloca o açúcar no banco dos réus. Açúcar: culpado ou inocente? é, de fato, uma peça acusatória.
Houve uma explosão epidêmica, sem precedentes, de obesidade, diabetes tipo 2, doença cardiovascular e outras patologias crônicas e degenerativas desde a segunda metade do século passado.
Embora muitos fatores sejam aventados como tendo contribuído, este livro constrói a tese de que o açúcar é a causa mais importante.
Taubes reúne argumentos de fontes diversas para montar sua peça de acusação.
Começa pela história do açúcar propriamente dito, desde a domesticação da cana-de-açúcar há 10 mil anos, passando pelo período em que era considerado uma rara – e cara – iguaria, até sua massificação e seu barateamento, que coincidem com o aumento da incidência de diversas doenças, em particular a diabetes.
No final do século XIX, a estimativa era de uma morte por diabetes em cada 50 mil pessoas. Nos Estados Unidos, hoje, uma em cada onze pessoas é diabética.
Em saúde pública, é quase impossível provar que uma coisa causa a outra. Afinal, existem muitas variáveis interagindo.
Gary Taubes pega emprestado do linguajar jurídico o conceito de prova além da dúvida razoável.
São tantas as evidências, oriundas de tantas fontes diferentes, a servir de forte indício de que o açúcar esteja, de fato, por trás da epidemia de diabetes que a culpa do açúcar parece mesmo estar demonstrada para além da dúvida razoável.
Neste livro envolvente, cabe a você, leitor, o papel de jurado. O açúcar é culpado ou inocente?”*
(*Texto do Dr. José Carlos Souto, médico referência no Brasil da Dieta Low Carb).
>>> 10º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> SAL, AÇÚCAR, GORDURA – Como a indústria alimentícia nos fisgou (AUTOR: Michael Moss).
Comentário de capa:
“Em 1999, líderes das maiores empresas de alimentos do mundo se encontraram para uma reunião secreta de emergência.
A pauta: o que fazer diante da crescente epidemia de obesidade das últimas décadas?
Ao longo de quase um século, fabricantes de alimentos vêm travando uma concorrência feroz para conquistar o paladar do público, adicionando às fórmulas de seus produtos quantidades cada vez maiores de sal, açúcar e gordura.
O objetivo é torná-los mais atraentes para os consumidores por meio do estímulo sensorial – em outras palavras, deixar os alimentos mais gostosos, custe o que custar.
E foi justamente um executivo de uma dessas empresas que, preocupado com as possíveis consequências desastrosas de tal estratégia competitiva, convocou seus colegas para debater sobre a relação entre alimentos processados e o aumento da obesidade e de outros problemas de saúde e alertá-los para os riscos que isso representa para toda a indústria.
A mensagem era clara: o dia do juízo final estava próximo, a menos que as empresas do ramo mudassem drasticamente a maneira de produzir alimentos.
Quando o executivo encerrou sua palestra, a pessoa mais poderosa presente – o CEO da General Mills – se levantou para falar, visivelmente irritado. E quando ele voltou a se sentar, foi o fim da reunião.
Em Sal, Açúcar, Gordura, o jornalista vencedor do Pulitzer Michael Moss demonstra que, desde aquele dia, a situação só piorou.
Todo ano, apenas nos Estados Unidos, cada adulto consome em média 15 quilos de queijo (o triplo do ingerido em 1970), 32 quilos de açúcar (o equivalente a 22 colheres de chá por dia) e mais de 3 quilos de sal (o dobro da quantidade recomendada) – e a maior parte disso é proveniente de alimentos processados.
Resultado de um trabalho meticuloso de pesquisa e entrevistas com diversos profissionais da indústria, o livro cita casos de algumas das empresas e marcais mais conhecidas (e lucrativas) do planeta – incluindo Coca-Cola, Kellogg, Kraft, Oreos e Nestlé.
Em uma reportagem explosiva e reveladora, Moss percorre os laboratórios onde os alimentos que estão nas prateleiras dos supermercados são cuidadosamente manipulados por cientistas que buscam descobrir o “ponto do êxtase” de bebidas açucaradas ou potencializar a “sensação bucal” da gordura por meio da manipulação química.
Revela também como, numa técnica adaptada da indústria tabagista, as campanhas de marketing são concebidas para enganar o público, promovendo versões com “baixo teor de sódio” (porém, com o dobro de gordura) ou “sem açúcar” (mas com tanto sal e aditivos que se tornam ainda mais nocivas).
E os depoimentos de executivos da indústria atestam não se possível produzir alternativas mais saudáveis para alimentos processados.
Em outras palavras: assim como milhares de consumidores no mundo inteiro, as empresas, hoje, também são dependentes de sal, açúcar e gordura.
Sem essas três substâncias, a indústria alimentícia deixaria de existir.”
>>> 11º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> PAÍS FAST FOOD – O lado nocivo da comida norte-americana (AUTOR: Eric Schlosser).
Comentário de capa:
“O que se esconde por trás da aparência inocente de um hambúrguer com fritas do MacDonald?s ou de qualquer outra rede de fast food?
O que levou os americanos a gastar, só em 2000, mais de 110 bilhões de dólares com esse tipo de comida (mais do que com cinema, livros, revistas, jornais, vídeos e discos juntos)?
Este livro transporta o leito não só ao lado de trás do balcão de uma loja de fast food, mas às várias etapas do processo por que passam os alimentos antes de chegar a ele.
Examina a verdadeira revolução operada pela fast food nos hábitos alimentares e no modo de vida em geral dos americanos e a propagação dessa revolução pelo resto do mundo.
Aponta os lobbies dessa indústria junto a políticos, os trustes que mantêm agricultores e pecuaristas sob controle, a sua oposição a qualquer forma de organização sindical por parte de seus funcionários, as condições subumanas de trabalhos destes e a instalação de maus hábitos alimentares não só em adultos, mas sobretudo nas crianças – seu público preferencial -, propensas desde muito cedo à obesidade.
Depois de lê-lo, o seu hambúrguer jamais terá o mesmo sabor.”
>>> 12º – LIVROS SOBRE SAÚDE, BEM-ESTAR E DIETA
=> O FIM DOS ALIMENTOS (AUTOR: Paul Roberts).
Comentário de capa:
“Paul Roberts, autor do best-seller The End of Oil, volta sua atenção para a economia alimentar moderna e descobre que o sistema que deveria satisfazer a nossa necessidade básica está falhando.
Nessa narrativa cuidadosamente pesquisada, Roberts expõe as realidades econômicas subjacentes aos alimentos e mostra como o nosso sistema de produção, marketing e transporte de alimentos está ficando cada vez menos compatível com os bilhões de consumidores que esse sistema foi feito para atender.
No cerne de O Fim dos Alimentos encontra-se um triste paradoxo: o aumento da produção de alimentos em grande escala, embora gere mais alimentos a custo de que em qualquer época da história, chegou a um ponto de retornos perigosamente decrescentes.
O Fim dos Alimentos, abrangente em escopo e repleto de insights recentes, apresenta uma visão lúcida e cabal do futuro.
É um chamado para que tomemos decisões cruciais para sobrevivermos ao fim da produção de alimentos como a conhecemos.”
Depois desse tanto de livros sugeridos, sua estante está quase completa, hein?
Recapitulando… deixei aqui no site 23 livros para você:
=> 11 livros de Desenvolvimento Pessoal e Autoconhecimento (CLIQUE AQUI);
=> 12 livros sobre Saúde, Bem-Estar e Dieta (este artigo que você acabou de ler).
E aí, o que você achou da minha lista?
Qual desses você já leu e que mais gostou? Me conte aqui nos comentários.
Se quiser saber quais são os outros livros que estão na minha estante (de assuntos diversos), deixe um recadinho aí para mim que eu terei um enorme prazer em compartilhar com você!
Aparecido J Coutinho says
Obrigado
Janaína Marra says
Aproveite bastante, Aparecido! Beijos!