Hoje você irá conhecer os benefícios do nosso querido e gostoso abacate e aprender 14 receitas rápidas e incrivelmente saborosas! Tudo para incluir essa preciosidade em sua dieta! São lanches, sucos, saladas, petiscos, sobremesas e muito mais!
Se você é daqueles que chega na feira ou no mercado, olha para o abacate e não imagina o que pode fazer com ele, então se prepare! O abacate é um alimento mágico!
Você irá se encantar pelas suas qualidades nutricionais e se apaixonar pelo seu sabor e sua versatilidade na cozinha. Tenho certeza de que nunca mais deixará o abacate de fora das suas compras!
Aqui vou desvendar alguns mitos e passar informações importantes. Ao final, compartilho 14 receitas práticas e deliciosas para você dar aquele super “up” na sua saúde.
Venha comigo conferir!
É comum as pessoas ficarem preocupadas ao consumir o abacate, acreditando que irão engordar, por se tratar de um alimento rico em gordura.
É preciso acabar com esse mito!
É fato que o abacate tem gorduras. Entretanto, são as chamadas de monoinsaturadas, gorduras do bem e essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.
Elas são tão benéficas para a nossa saúde quanto as do azeite de oliva extravirgem.
=> Se você ainda tem medo da gordura natural dos alimentos, convido você a ler a entrevista espetacular realizada com o Dr. José Neto. CLIQUE AQUI!
Além disso, a gordura do abacate promove o aumento da sensação de saciedade, inibindo o apetite por mais tempo e reduzindo a compulsão alimentar.
Quer saber mais propriedades da fruta?
Além dos benefícios das gorduras do bem presentes no abacate, existem vários outros ganhos para a saúde proporcionados por essa fruta preciosa:
O abacate é uma fruta de valor nutricional tão elevado e que promove tantos benefícios para a nossa saúde que você não deve ficar só contando suas calorias!
Não há contraindicação em consumi-lo dentro da quantidade que lhe for recomendada. O segredo é o equilíbrio e a moderação no consumo!
Confira abaixo a composição nutricional do abacate constante na TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (por 100g):
Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (por 100g).
=> NOTA: A composição nutricional do abacate pode variar em função das suas diferentes espécies. Optei pela composição apresentada na tabela TACO, por ser um documento de credibilidade e referência nacional, apesar de não informar a variedade do abacate considerada.
No Brasil, você encontrará diversos tipos de abacate. As variedades mais plantadas aqui e no mundo são híbridas, ou seja, resultantes do cruzamento entre as principais raças: a mexicana, a guatemalense e a antilhana.
Elas se diferenciam, basicamente, por 3 características: tamanho, teor de gordura e coloração da fruta, quando madura.
As mais encontradas no mercado brasileiro são:
Fonte: Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura.
Veja a comparação do teor de gordura presente em cada uma dessas variedades de abacate:
Fonte: Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura.
Uma ótima notícia é que você conseguirá encontrar abacate o ano todo! Assim, não terá mais desculpas para não incluí-lo no seu cardápio.
Confira os meses em que cada variedade é comercializada:
Fonte: Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura.
Avocado é o nome em inglês dado para o abacate. Aqui no Brasil, conhecemos a variedade “HASS” como o avocado.
É a variedade mais consumida e comercializada no mundo. Possui tamanho bem menor que as demais. Sua casca é bem rugosa e fica quase preta quando a fruta amadurece.
Contém maior teor de gorduras e menos água, o que lhe proporciona uma polpa mais consistente, cremosa e macia.
Por isso, é a variedade mais indicada na preparação de pastas, mousses e patês. Ou melhor, é indicada para qualquer tipo de preparação e o seu sabor é perfeito! É o meu abacate predileto!
Não é pelo fato do abacate ter um alto potencial nutritivo e fazer tão bem à saúde que ele deve ser consumido a qualquer hora e em grande quantidade, não é mesmo?
A palavra-chave aqui é moderação.
Aconselho você a procurar um profissional da área para uma melhor adequação da quantidade a ser consumida às suas necessidades, objetivos pessoais e eventuais restrições.
São 14 receitinhas incríveis para você incluir o nosso amado e super versátil abacate no seu dia a dia!
Tem preparações para todos os gostos! Um cardápio bastante variado, com pratos doces e salgados, lanches, sucos, entre muitas outras opções! Confira!
Ah! Algumas receitas são Low Carb e todas elas são sem glúten!
Processe ou amasse bem o avocado. Junte os demais ingredientes, com exceção do tomate. Misture bem. Por fim, acrescente o tomate e mexa mais um pouco.
Distribua a pasta sobre os biscoitos de arroz, salpique o gergelim e sirva em seguida.
(Receita Vegana)
Misture todos os ingredientes e pronto! Receita perfeita para todas as horas!
Misture todos os ingredientes numa vasilha, acerte o tempero, e sua salada estará pronta para ser servida!
Clique aqui para acessar essa receitinha e outras 8 opções deliciosas de café da manhã para tornar o seu dia mais especial!
=> Não leva farinha!
Bata no liquidificador a batata-doce com o ovo, a clara e a água. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira pequena, prepare as panquequinhas.
Sobre uma panqueca, distribua um pouco do queijo cremoso, do abacate e do tomate. Tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Coloque uma outra panqueca por cima formando um sanduichinho. Siga o mesmo procedimento para as demais e sirva em seguida.
DICA: Eu fiz a receita com batata-doce roxa. Por isso, as minhas panquequinhas ficaram com uma tonalidade mais escura. Você pode utilizar a batata-doce normal que dará o mesmo resultado.
Tempere o camarão com sal, pimenta-do-reino, alho ralado, gengibre ralado e suco de ½ limão. Deixe marinando na geladeira por 10 minutos.
Salteie o camarão no azeite. Junte o molho da marinada no final e misture. Deixe esfriar.
Acrescente o camarão aos demais ingredientes e regue com um pouco mais de suco de limão e azeite. Acerte o tempero com sal e pimenta-do-reino. Sirva em seguida.
Essa receita é um verdadeiro arraso!
Clique aqui para acessar essa receita que é de se comer rezando >>> 7 receitas de ceviche (e todas elas incrivelmente saborosas!)
(Receita Vegana)
Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto! Faça um brinde à sua saúde!
Processe o abacate com o iogurte e o mel. Sirva com raspas de coco.
=> DICA: Você pode substituir as raspas de coco por raspas de chocolate acima de 70% cacau.
(Receita Vegana)
(Receita com versão vegana)
Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto! Uma explosão de energia e disposição!
=> DICA: Para uma versão vegana, substitua o whey protein pela proteína vegetal.
(Receita Vegana)
Amasse o abacate com o garfo e adicione os outros ingredientes!
Esse era um lanchinho que minha mãe sempre preparava para mim e minhas irmãs. Um delicioso gostinho da infância!
Clique aqui para acessar essa sobremesa maravilhosa >>> Mousse de chocolate com abacate: versão mais saudável e funcional.
(Receita Vegana)
Bata todos os ingredientes no liquidificador e distribua em copinhos de café descartável e coloque os palitos de picolé. Leve para o freezer para endurecer. Depois de congelado, basta rasgar os copinhos que eles se desprenderão com facilidade.
O abacate é ou não um alimento surpreendente? Teste as receitas, me conte o que achou e compartilhe essas delícias com os amigos! É tempo de ser leve e feliz!!!
Alimentos na Dieta Low Carb! Você sabe quais podem ser consumidos e quais devem ser…
Você já ouviu falar em KEFIR? Já imaginou quais são os seus benefícios para a…
Quiabo grelhado ou abóbora assada? Se for perguntar para mim, confesso que vai ser difícil…
Você fica em dúvida sobre como escolher frutas, legumes e verduras quando vai na feira?…
Está sem inspiração para preparar a sua própria comida? Que tal 17 ideias de refeições…
Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim. Não ficaram de babar? Ahhhh…