Dieta e Saúde

8 motivos pelos quais você não consegue emagrecer e sair do efeito platô (o 7º foi feito para mim!)

Você não consegue emagrecer, mas ainda não atingiu o peso desejado?

Está comendo bem e com qualidade, se exercitando (até aumentou o volume de treinos), fazendo tudo o que acha que deve e mesmo assim seu peso estacionou e está com dificuldade de sair do efeito platô?

Isso é bastante frustrante e desanimador!

Mas saiba que você não está sozinha. Passar por essa experiência é muito mais comum do que você imagina.

Os motivos por trás dessa dificuldade são vários e podem estar relacionados a diversos aspectos, sejam eles comportamentais, alimentares, hormonais, físicos, genéticos, entre outros.

Por isso, preparei uma lista com os principais motivos que podem estar impedindo você de emagrecer.

Quem sabe você se identifica com algum deles e já começa a agir para voltar ao seu processo de emagrecimento com sucesso?

E não se preocupe! Aqui você também encontrará estratégias valiosas que você poderá implementar para ajudá-la a sair do efeito platô.

 => Mas lembre-se: Respeite a sua individualidade. Cada pessoa é diferente da outra e possui necessidades e objetivos distintos.

Muito do que funciona para você pode não funcionar para outro. Portanto, não se compare com ninguém e não queira igualar os seus resultados com aqueles obtidos por uma outra pessoa.

Agora, se prepare! Leia com atenção, assimile algumas verdades (que serão para o seu bem!) e comece a agir na causa do que pode estar impedindo você de emagrecer.

8 MOTIVOS PELOS QUAIS VOCÊ NÃO CONSEGUE EMAGRECER

 >>> MOTIVO 1 – VOCÊ PODE ESTAR COMENDO MAIS SEM PERCEBER

Essa é uma das razões mais comuns que podem estar dificultando seu emagrecimento, também chamada de Amnésia Calórica.

Tenho dois pontos importantes para destacar aqui:

Primeiro ponto: Você está se alimentando com mais qualidade e fazendo escolhas mais saudáveis.

Entretanto, por considerar que a sua alimentação é muito boa, você pode estar extrapolando no tamanho das suas porções, não respeitando a sua saciedade e excedendo na quantidade e nas calorias necessárias para que a perda de peso continue fluindo.

Segundo ponto: Você fica beliscando o dia todo, mesmo sem estar com fome.

Esse é um outro processo de auto sabotagem.

Alguns alimentos podem até parecer inofensivos a ponto de achar que eles não irão interferir nem impactar no seu processo de emagrecimento.

Daí, você começa a beliscar uma coisinha aqui ou outra lá entre as refeições. Isso acaba se tornando um hábito tão automático e inconsciente que você nem percebe que anda consumindo essas calorias a mais.

Não contamos calorias, mas as calorias contam!

=> QUAL SERIA A ESTRATÉGIA PARA VOLTAR A EMAGRECER?

Tenho duas sugestões para você!

>> 1ª sugestão: Faça um DIÁRIO ALIMENTAR para ter consciência do que você está consumindo.

Uma boa estratégia para você avaliar se anda se auto sabotando e ingerindo calorias em excesso é anotar tudo o que consome durante o dia.

Você poderá fazer anotações em um caderno, no computador ou usar um aplicativo no celular que contabilize o seu consumo, tal como o FatSecret (É gratuito!).

Assim, você se lembrará e terá mais consciência do que está consumindo, evitará exageros e ficará mais atento aos seus padrões alimentares.

Caso ache trabalhoso fazer esse diário alimentar (apesar dos resultados serem surpreendentes e bastante animadores!), você poderá fazer o registro das suas refeições através de fotos. É uma dica que dá super certo também.

>> 2ª sugestão: Respeite o seu apetite.

Busque avaliar se você está COM FOME OU COM VONTADE DE COMER.

Quando estamos com fome, comemos qualquer tipo de alimento.

Quando é apenas vontade de comer, somente um determinado alimento desperta esse desejo. Geralmente, esse alimento é um doce, um crec crec, algo bem gostoso e palatável.

Faça o teste! Na hora que der vontade de comer, pense em um alimento que você come, mas não é algo que goste tanto.

Se você não quiser comê-lo, não é fome.

Atente-se também para a sua SACIEDADE. Coma até se sentir saciado a ponto de se sentir bem e satisfeito, mas sem exageros.

 >>> MOTIVO 2 – VOCÊ PODE ESTAR COM ALGUMA ALTERAÇÃO OU DISFUNÇÃO HORMONAL

Os hormônios têm um papel fundamental no controle do funcionamento do nosso corpo. A falta ou excesso deles pode desencadear diversos desequilíbrios.

Ciclos menstruais irregulares, dificuldade para emagrecer, depressão, ansiedade são todos sintomas possíveis de uma disfunção hormonal.

Além do hipotireoidismo, o cortisol elevado causado pelo estresse emocional e a própria menopausa podem influenciar o nosso metabolismo impedindo o emagrecimento ou, até mesmo, desencadear o ganho de peso.

=> QUAL SERIA A ESTRATÉGIA PARA VOLTAR A EMAGRECER?

Procure um profissional da saúde para avaliar se você possui alguma disfunção hormonal que pode estar afetando o seu processo de emagrecimento.

Essa é uma maneira simples, mas a mais segura de diagnosticar e tratar qualquer tipo de alteração que esteja influenciando o seu metabolismo.

Nunca se automedique!

Dependendo dos resultados da avaliação médica e dos exames, você precisará ser direcionado para um especialista, nutricionista ou mesmo um psicólogo para ajudar no reequilíbrio do seu corpo e da sua mente.

 >>> MOTIVO 3 – VOCÊ COME DE TUDO E DEPOIS FICA HORAS NA ACADEMIA TENTANDO QUEIMAR AS CALORIAS

Exercício físico faz muito bem à saúde e promove vários benefícios, inclusive reduz o risco do desenvolvimento de diversas doenças.

Mas se você acha que pode comer o que quiser porque começou a fazer academia, está muito enganada!

“Se o seu objetivo é emagrecer, cuidado para não se frustar com as horas gastas na academia!”

A grande verdade é que ATIVIDADE FÍSICA NÃO EMAGRECE, conforme já nos mostrou o Dr. Marcelo Denaro nessa entrevista surpreendente e esclarecedora! CLIQUE AQUI para acessar.

O Dr. Marcelo derruba várias crenças que defendem que o exercício físico é fundamental para quem deseja emagrecer e conclui que ele é apenas uma estratégia secundária e um bom coadjuvante.

Portanto, se você passa horas na academia na tentativa de queimar as calorias extras ou de emagrecer, você precisa ler essa entrevista! CLIQUE AQUI!

=> QUAL SERIA A ESTRATÉGIA PARA VOLTAR A EMAGRECER?

Uma alimentação saudável e consciente possui PAPEL FUNDAMENTAL no processo de perda de peso.

Aliar uma boa dieta com uma atividade física pode melhorar seus resultados.

A musculação, por exemplo, ajuda no ganho ou na manutenção da massa magra. Quanto mais músculos, maior o metabolismo basal.

Para tanto, o ideal é que seus treinos e a sua alimentação sejam prescritos e orientados por profissionais da área para melhor adequação às suas necessidades, objetivos e restrições.

>>> MOTIVO 4 – VOCÊ NÃO GOSTA DE COZINHAR E ESTÁ SEMPRE COMENDO NA RUA

Você até pode falar que não gosta de cozinhar, que não tem tempo, que não leva jeito. As mesmas desculpas que eu usava para não entrar na cozinha.

A única coisa que eu peço é que você TENTE!

Afinal, não há nada mais saudável do que preparar a sua própria comida!

Sabe por quê?

Porque você tem controle total da quantidade e qualidade dos ingredientes utilizados e da forma adequada de preparo e acaba fazendo pratos saudáveis que gosta de comer!

Quando você come na rua, dificilmente você saberá como o alimento foi feito, qual a sua procedência, como foi manipulado, a quantidade e qualidade das gorduras utilizadas na preparação, entre outras coisas.

Esse controle você só tem dentro da sua casa!

=> QUAL SERIA A ESTRATÉGIA PARA VOLTAR A EMAGRECER?

Não faça nada por obrigação, mas se dê mais oportunidades para cozinhar.

Dedique mais tempo para cuidar de você e de sua saúde.

Ninguém precisa ser especialista ou chef de cozinha, nem saber técnicas ou receitas trabalhosas para preparar a sua comida do dia a dia. Basta ter determinação e vontade de mudar.

Cozinha é experiência, mas precisa começar.

O segredo para manter o hábito é a simplicidade!

Faça um planejamento alimentar e organize-se para ter sempre opções saudáveis perto de você.

Monte o seu cardápio da semana, faça uma lista de compras, cozinhe uma quantidade maior para outros dias, congele em porções menores, leve marmita para o trabalho e mantenha uma boa rotina alimentar.

A cozinha é um ingrediente indispensável no seu processo de emagrecimento! Você verá como essa simples estratégia terá um impacto relevante nos seus resultados.

Dicas e receitas saudáveis e deliciosas, com alimentos de verdade, é que não faltarão aqui para te incentivar a cozinhar!

>>> MOTIVO 5 – VOCÊ PERDEU O MEDO DA GORDURA, MAS AGORA PERDEU TAMBÉM A NOÇÃO

Ou seja, você pode estar comendo gordura demais!

Se você já se conscientizou de que a gordura natural dos alimentos não é a grande vilã e que ela é essencial para o funcionamento do corpo, tal como o Dr. José Neto explicou brilhantemente nesse entrevista (vale muito a leitura!), mas você…

… sempre toma café turbinado com manteiga, come castanha como se fosse pipoca e adora aquela picanha com uma capa grossa de gordura, talvez esteja aí um bom motivo para estar com dificuldades para emagrecer e para não estar alcançando os resultados esperados.

=> QUAL SERIA A ESTRATÉGIA PARA VOLTAR A EMAGRECER?

Conforme já disse, não contamos as calorias, mas as calorias contam!

Gordura é calórica (não podemos nos esquecer disso!) e devemos tomar cuidado com o consumo exagerado.

Portanto, quando se diz para perder o medo da gordura, não significa que é preciso adicionar mais gordura na alimentação nem exagerar no consumo de alimentos gordurosos.

Não vale roubar a gordura da picanha do companheiro, por exemplo! Nem ficar fazendo receitinhas à base de farinha de castanhas e ainda apreciar uma mão cheia de castanhas fresquinhas no mesmo dia.

Cuidado com as porções e respeite seu apetite.

Opte por consumir carnes menos gordurosas, utilizar o bacon e torresmo em situações especiais, evitar lanchinhos à base de castanhas e adicionar uma quantidade menor de azeite, manteiga ou outra gordura na hora de cozinhar.

 >>> MOTIVO 6 – VOCÊ NÃO ESTÁ DORMINDO O SUFICIENTE

Dormir e descansar ajudam o organismo a desempenhar melhor suas funções. Uma noite de sono mal dormida pode, inclusive, impactar o equilíbrio hormonal e a resistência à insulina, influenciando negativamente na perda de peso.

=> QUAL SERIA A ESTRATÉGIA PARA VOLTAR A EMAGRECER?

Não vale utilizar remédios para dormir bem!

Para se preparar para uma boa noite de sono, você pode adotar o hábito de leitura antes de dormir, fazer meditação, yoga, evitar o café à tarde e à noite (algumas pessoas possuem mais sensibilidade à cafeína) e, claro, deixar o celular bem longe de você.

Isso acalma a mente, reduz a ansiedade e o estresse, trabalha a respiração e vai lhe proporcionar uma noite melhor.

>>> MOTIVO 7 – VOCÊ GOSTA DE QUEIJO IGUAL MINEIRO E PASSA O DIA COMENDO UM PEDAÇO (ESSE FOI FEITO PRA MIM!)

Queijo é um grande problema na dieta. Sabe por quê?

Porque ele é delicioso e impossível de se contentar apenas com um pedacinho.

Além disso, queijos são gordurosos, calóricos (não podemos nos esquecer disso!) e fornecem pouca saciedade.

Junta tudo isso! Você começa a comer queijo e não consegue parar mais! Vira uma verdadeira compulsão! É muito fácil comer além da conta.

Confesso que eu sofro isso na pele! Como toda mineira, eu simplesmente amo queijo de paixão.

É uma grande tentação. Se começo a comer, não quero parar mais. Só mais um pedacinho e quando vejo, já comi muito mais do que deveria.

=> QUAL SERIA A ESTRATÉGIA PARA VOLTAR A EMAGRECER?

Sabe o que eu faço? Evito comprar queijo.

Quando tenho em casa, já corto no tamanho que vou consumir e guardo correndo o resto.

Afinal, você é o que você compra!

Se você comprar, vai ter em casa. Se tiver em casa, você irá comer.

Tão perto, tão disponível, difícil vai ser comer só um pedaço.

>>> MOTIVO 8 – VOCÊ VIVE ABRINDO EXCEÇÕES E EXTRAPOLANDO NOS FINAIS DE SEMANA

Não espere por milagres.

Se você tem como objetivo perder peso ou se manter saudável em longo prazo, não é possível ficar abrindo exceções a todo momento.

Oportunidades e eventos sociais para abrirmos exceções é o que não faltam!

Se você se alimentar de forma inadequada e extrapolar no consumo de bebidas alcoólicas, tenha em mente as consequências.

Isso pode comprometer o seu objetivo.

Comer não é apenas um ato de nutrição. É também um ato de socialização, de prazer e de celebração.

Mas equilíbrio e bom senso são fundamentais!

=> QUAL SERIA A ESTRATÉGIA PARA VOLTAR A EMAGRECER?

Aprenda a comer melhor, desenvolva o seu autocontrole e tenha consciência do que representa um alimento para a sua saúde.

Ocasiões especiais existem, mas precisam ser tratadas como exceções. Quando ocorrem eventualmente, não há prejuízo para o corpo já adaptado, além de ser saudável para a mente.

Afinal, “você é o que você faz na maior parte do tempo”, como diz o Dr. Marcelo Denaro.

Ele mesmo recomenda, na entrevista esclarecedora sobre a Dieta Low Carb, a utilização de uma regrinha prática chamada de 90/10 ou 80/20, na qual passamos 90% ou 80% das refeições dentro da dieta. Em 10% a 20% delas, é permitido fugir sem culpa.

Se o normal seria uma média de 3 refeições diárias, o total seriam 21 refeições semanais. Quebrar a rotina entre 2 a 4 refeições, estaria tranquilo (mas com noção e consciência!).

MENSAGEM FINAL!

A perda de peso não é linear. O nosso metabolismo se adapta se você faz igual todos os dias.

Portanto, é necessário mudar as estratégias, por determinados períodos, para dar estímulos diferentes ao seu corpo.

Uma dessas estratégias seria a adoção do Jejum Intermitente.

>>> Recomendo a leitura da série completa sobre Jejum Intermitente trazida pelo Dr. Marcelo Denaro.

Lá você poderá tirar todas as suas dúvidas e saber como aplicar essa estratégia de forma positiva e inteligente para obter os resultados esperados. CLIQUE AQUI para acessar.

 => ATENÇÃO!

Depois de ler todos os motivos que eu deixei aqui, recomendo que você faça uma reflexão da sua rotina diária e procure um profissional da saúde para te ajudar a identificar a real causa que está impedindo você de emagrecer e para traçar as estratégias necessárias para a retomada do processo.

Muitas vezes, não é apenas uma questão alimentar, mas hormonal, psicológica ou, mesmo, alguma doença ou distúrbio que pode estar afetando.

Por isso, é fundamental e necessário se consultar com um médico, nutricionista ou outro profissional para aconselhamento, diagnóstico e tratamento.

=> HISTÓRIAS DE VIDA E EMAGRECIMENTO PARA INSPIRAR VOCÊ!

Precisa de uma inspiração? Conheça a minha história de vida e emagrecimento. CLIQUE AQUI!

Quer uma outra história de superação? Conheça a querida Mônica Souza! CLIQUE AQUI!

O conteúdo deste site é fornecido apenas para fins de educação e informação e não substitui a consulta a um médico, nutricionista ou outro profissional da área para aconselhamento, diagnóstico e tratamento. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas em substituição ao aconselhamento profissional e nem como base para autodiagnóstico.

Published by
Janaína Marra

Recent Posts

  • Dieta e Saúde

Alimentos na Dieta Low Carb: quais podem ser consumidos e quais devem ser evitados!

Alimentos na Dieta Low Carb! Você sabe quais podem ser consumidos e quais devem ser…

1 ano ago
  • Dieta e Saúde

Guia prático sobre KEFIR – Saiba tudo sobre esse poderoso probiótico na entrevista com o especialista Dr. Leonardo Fonseca

Você já ouviu falar em KEFIR? Já imaginou quais são os seus benefícios para a…

1 ano ago
  • Low Carb

Quiabo grelhado ou abóbora assada: qual você prefere?

Quiabo grelhado ou abóbora assada? Se for perguntar para mim, confesso que vai ser difícil…

1 ano ago
  • Saúde e Bem-Estar

Guia: como escolher frutas, legumes e verduras na feira

Você fica em dúvida sobre como escolher frutas, legumes e verduras quando vai na feira?…

2 anos ago
  • Low Carb

17 ideias de refeições rápidas e saudáveis para inspirar você a preparar a sua própria comida!

Está sem inspiração para preparar a sua própria comida? Que tal 17 ideias de refeições…

2 anos ago
  • Doces

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim – É dos deuses!

Casquinhas de chocolate Low Carb recheadas com creme de amendoim. Não ficaram de babar? Ahhhh…

2 anos ago